top of page

Pinhão, um verdadeiro aliado à saúde.

Nativo da região Sul, e de algumas áreas do Sudeste do Brasil, o pinhão é a semente da pinha, que é o fruto da Araucária. Encontrado mais facilmente entre os meses de março e agosto é fonte de nutrientes importantes para o organismo, como fibras, proteínas e minerais essenciais; além de ser um excelente aliado para obtenção de ômega 6 e ômega 9.


O alimento se destaca pelo sabor e a textura diferenciada. Muito consumido pelos indígenas, o pinhão conquistou sua história na culinária brasileira e é muito presente em diversas festas típicas do país, podendo ser encontrado em pratos doces ou salgados; porém se engana quem imagina que ele é um ingrediente calórico; na verdade o pinhão possui menos calorias que as nozes ou castanhas, muito indicada em algumas dietas de

emagrecimento.

Segundo a química e cientista de alimentos Cristiane Helm, da Embrapa, uma estudiosa da semente, o pinhão trata-se de um carboidrato especial, capaz de retardar a digestão, segurando a fome e oferecendo saciedade: o amido resistente.


“Ao ser cozido com água, seus grânulos se enchem de líquido e formam uma espécie de gel, o que garante maciez ao alimento e aumenta a saciedade”, relata Cristiane. “O amido resistente pode levar até duas horas para ser processado e ainda é fermentado no intestino, numa atuação que equilibra a composição da microbiota e, de quebra, dá aquela força contra a constipação.”

E os benefícios não param por aí. Riquíssimo em fibras solúveis e insolúveis, é graças a essa fórmula, que o pinhão também tem aparecido em pesquisas como aliado no controle da glicemia — contribuindo para afastar o diabetes ou facilitar a vida de quem convive com ele.

Cozida, assada pura ou combinada, a semente é tradição em festivais gastronômicos em Monte Verde - MG, e um dos ingredientes mais presentes na culinária da região. Para os amantes do pinhão, ou pra quem quiser se aventurar em novos sabores, aí vai uma dica: Monte Verde oferece em seus restaurantes opções variadas de dar água na boca.

Deu vontade? A gente te ajuda com a hospedagem para aproveitar ainda mais essa cidade incrível. Clique aqui e conheça as nossas acomodações.


17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page