Nossa vila reconhecida como uma das cidades mais acolhedoras do mundo está passando por reparos, e nossa vila ficará ainda mais aconchegante.
Desde o dia 27 de fevereiro, o portal de Monte Verde está em reforma para melhor receber os turistas do distrito e também os moradores e população local, aperfeiçoando a mobilidade urbana no trecho.
Com R$ 368.195,82 de investimentos, oriundos do Ministério do Turismo e da Prefeitura de Camanducaia, o término da obra está previsto para julho deste ano. Até lá, a entrada e saída de veículos acontece pela lateral do portal. Vale lembrar que o projeto de reforma do portal foi aprovado em 2018, pelo Conselho Municipal de Turismo (Comtur). A base do projeto foi cedida pelo arquiteto Waldir do Amaral e a obra será executada com algumas modificações feitas pela Secretaria Municipal de Obras.
O projeto do portal foi doado pelo arquiteto Waldir,e passou por dois tipos de modificação, sendo: 1 - Às exigências legais e estruturais, sejam de acessibilidade ou viabilidade apontadas pelos engenheiros da Caixa Econômica Federal;
2 - A manutenção da testeira em costaneiras, mantendo a característica do portal atual, respeitando a história e cultura de Monte Verde;
Canteiro central
O canteiro da Avenida Monte Verde será todo reformulado, passando a contar com bancos, paisagismo e passarela para caminhada.
A empresa vencedora da licitação foi a RX Construtora.
O projeto foi doado pelo arquiteto Cristiano Carrão, e passou pelas modificações legais e estruturais apontadas pelos engenheiros da Caixa Econômica Federal.
Calçamento
Haverá troca de pavimento do trecho da rotatória até o Café Pinhão, após o término da tubulação. O asfalto e o paralelepípedo serão removidos para colocação de um novo calçamento, com bloquetes. A obra também será executada por trechos, em dias da semana, visando causar o menor transtorno possível com intervenções no trânsito.
Lembrando que a Avenida Monte Verde não ficará totalmente bloqueada, apenas parcialmente, e as calçadas permanecerão liberadas.
Orçada em R$ 2.068.838,82, com emenda do deputado federal Marcelo Álvaro Antônio e recursos próprios da Prefeitura de Camanducaia, a obra abrangerá tubulação, novo calçamento com bloquete e construção/revitalização do canteiro central.
Para isso, será necessário o bloqueio parcial da avenida, em horário comercial – não haverá obras aos finais de semana (sexta, sábado e domingo) e feriados.
As calçadas permanecerão liberadas.
As obras devem ser iniciadas no próximo dia 20 de março, com algumas intervenções parciais no trânsito.
A previsão de liberação total da via é de quatro meses, ou seja, em julho. Já a execução total da obra, incluindo, inclusive, a sinalização viária (placas, faixas elevadas, vagas de estacionamento), deve terminar em novembro deste ano.
Como a ideia é causar o menor transtorno possível aos moradores, comerciantes e turistas, a drenagem, cujo objetivo é acabar com alguns pontos de alagamento, será feita de 10 em 10 metros, em trechos, partindo da Rua Bem-te-vi, do Café Pinhão, sentido portal. Serão necessárias seis travessias na avenida, sendo uma ou duas por dia, finalizando todas em menos de uma semana.
Após a finalização de toda a tubulação, a Avenida Monte Verde receberá algumas manutenções, no calçamento com bloquetes e em bueiros, por exemplo.
Estamos preparando um novo destino para vocês, se preparem.
Resumo
Os recursos são metade do Ministério do Turismo e metade da Prefeitura de Camanducaia, toda fiscalização é realizada por engenheiros da Caixa Econômica Federal e auditores do Tribunal de Contas da União, o convênio é de 2019, pela burocracia só agora em janeiro o valor foi depositado na conta da prefeitura, e tem que ser utilizado em até 180 dias;
O motivo da obra iniciar agora, é o prazo dos 180 dias para uso do recurso, que vence em julho, com pena de devolução, e o fato de que as chuvas não permitiriam uma obra como essa, ou seja, não existe a opção de mudança da data, que só pode acontecer em período de estiagem, pois com as chuvas o transtorno é ainda maior, pois boa parte dos recursos foram empregados em drenagem profunda, para retirada da água que enche a avenida, e fazer uma obra em rua no período chuvoso, levaria a obra muito mais adiante;
A altura do portal será a principal modificação
Toda rede hidráulica, óptica e elétrica do portal estava comprometida, gerando muito transtorno, e agora, isso será resolvido.
Será necessário o bloqueio parcial da avenida, em horário comercial.
Os canteiros de obra não ficaram na avenida.
Todo último dia de obra da semana será feito uma limpeza geral.
Não haverá obras aos finais de semana (sexta, sábado e domingo) e feriados.
As calçadas permanecerão liberadas.
Todas as partes envolvidas estão priorizando o bem estar da população, e turistas, buscando o menor transtorno na mobilidade possível para que não impacte na sua viagem pelo destino.
A cidade continua aberta
Mais informações:
Comments